Blog

Que a atualização profissional é indispensável em qualquer área do conhecimento todos nós já sabemos. Mas por que é imprescindível investirmos em um processo contínuo de aprendizagem?

Em um mundo globalizado onde a troca de conhecimento está a cada dia mais dinâmica, informações relevantes são divulgadas todos os dias, sem pausa. Como forma de pontuar como estamos a cada dia compartilhando mais e mais conhecimento, temos um dado interessante sobre a evolução da produção científica brasileira.

Segundo levantamento do Scimago Journal & Country Rank, em 1996 os cientistas brasileiros publicaram 8.819 artigos. Já em 2017, esse número saltou para 73.697. Em duas décadas ampliamos em 8,5 vezes a quantidade de publicações científicas do nosso país.

Ainda segundo o ranking do Scimago, ao longo de 2017, o mundo publicou 1.043.126 artigos científicos somente sobre medicina e outros 52.460 somente sobre enfermagem. Para absorver todo esse conhecimento – sendo capaz de filtrar o que for mais relevante – a aprendizagem contínua contribui de forma eficiente. Ao incluir momentos de estudo na rotina dos profissionais, a empresa que os emprega está investindo em qualidade.

E essa é uma via de mão dupla. A instituição pode ofertar a ferramenta e o conteúdo e o colaborador precisa compreender a importância daquela oferta para que absorva de forma profunda e eficaz o que está sendo compartilhado. Hoje, e especialmente no setor de healthcare, a capacidade de aprender é uma das mais bem vistas no mercado. E por meio da inteligência artificial, que traça um perfil de cada pessoa para oferecer um conteúdo adaptado à ela, essa capacidade pode ser ainda mais otimizada.

E quando o investimento em um processo contínuo de aprendizagem parte da organização, a mesma consegue atingir todos os seus colaboradores colocando-os em um mesmo patamar, o que promove a integração dos times – indispensável para a segurança do paciente quando falamos em ambientes de cuidados com a vida – além de promover um clima saudável de competição, capaz de aumentar a motivação das equipes.

Em um mundo competitivo e inundado por informações por todos os lados, processos contínuos de aprendizagem são investimento em qualidade.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.